(1 – 2 anos)
No Maternal a brincadeira é levada a sério! Entendemos a importância decisiva da infância para a formação da criança, é nessa fase que ela constrói sua base emocional, a partir da qual se lança para a vida.
Competências desenvolvidas | ||
---|---|---|
O Eu, o Outro e o Nós: | ||
Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social. Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. | ||
Corpo, Gestos e Movimentos | ||
Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. | ||
Traços, Sons, Cores e Formas | ||
Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. | ||
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | ||
Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor. Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas). | ||
Espaços, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações | ||
Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências, de deslocamento de si e dos objetos. |
Mais informações
Durante as brincadeiras, além do aprendizado de ordem prática, a criança desenvolve habilidade de movimento, coordenação motora e entendimento das regras do jogo. Mas não apenas isso: ela desenvolve, fundamentalmente, suas relações, estrutura seus valores, aprende a ser e ser criança.
Atividades Maternal I
Promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes.
Promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes.
Colocar a mão na massa e descobrir a importância dos alimentos.
Melhora a orientação espacial, a memória, concentração e audição.
Comunicação e brincadeira por meio de gestos e de mímicas faciais.